Cuidados após uma extração dentária

A exodontia – extração dentária – é o procedimento mais comum da cirurgia oral e um dos mais habituais na prática de medicina dentária. Complicações pós-extração dentária são recorrentes e necessitam de intervenção adequada e atempada.

O período pós-operatório compreende o espaço temporal entre o fim da intervenção cirúrgica e o momento a partir do qual se pode considerar que o paciente retomou o seu estado normal. As complicações pós-operatórias podem ocorrer minutos, horas ou dias após a extração dentária e dependendo da severidade da condição, pode, em alguns casos, ser fatal,sobretudo no caso de infeções graves.

O outcome pós-operatório depende muito da compreensão e colaboração do paciente em seguir as instruções sugeridas pelo médico dentista de forma a minimizar o risco de complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente. Neste período é muito importante controlar a dor, sendo que o local da extração deve ser bem cuidado para minimizar o risco de complicações. A maioria das quais pode ser evitada se houver cooperação do paciente.

As complicações pós-operatórias prolongam a duração da cicatrização e causam transtornos físicos e emocionais ao paciente.

Algumas das complicações que podem surgir são: dor, infeções, parestesia, infeção, inchaço, trismo, edema, hemorragia, osteonecrose e alveolite seca. 1,2,6

As indicações para a extração de dentes incluem: doença periodontal avançada, abcesso, caries não tratáveis, fragmentos radiculares, fratura Dentária, lesões periapicais sem tratamento endodôntico possível, impactação dentária, ou como parte de um plano de tratamento ortodôntico ou prostético. 2

Os fatores de risco variam de acordo com diversos autores e características da exodontia e incluem a idade, género, historial médico, hábitos tabágicos, uso de contracetivos orais, pobre higiene oral, presença de pericoronarite, relação com as estruturas nervosas, tipo de impactação dentária, experiência do clínico, técnica cirúrgica, técnica anestésica, tempo cirúrgico, entre outros. 6

As instruções pré e pós-operatórias devem ser dadas com detalhe, não só oralmente, como também por escrito. Deve ser realizada uma higienização oral prévia à extração dentária, para reduzir a carga bacteriana na cavidade oral.

Apresento de seguida as medidas pós-operatórias recomendadas após uma extração dentária:

  • Evitar fumar, principalmente no imediato e durante pelo menos 48 horas
  • Não fazer exercício físico no dia da extração
  • Trincar gaze durante 20 minutos, até a hemorragia parar
  • Não baixar a cabeça
  • Higienizar toda a cavidade oral, delicadamente no local da extração. Idealmente com uma escova macia
  • Não bochechar vigorosamente, evitar totalmente nas primeiras 24 horas
  • Evitar comida quente e/ou dura nas primeiras 48 horas
  • Dar preferência a alimentos/bebidas frias e/ou moles nas primeiras 48 horas
  • Aplicar gelo na bochecha sobrejacente ao local da extração, nas primeiras 24 horas a cada 20 minutos, e durante 20 minutos
  • Descansar
  • Não mastigar do lado da extração
  • Não sugar/Evitar beber por palhinhas
  • Não cuspir durante, pelo menos, 24 horas
  • Não introduzir objetos pontiagudos no alvéolo
  • Enxaguar a boca com água, solução salina ou antissético oral
  • Evitar exposição solar excessiva
  • Dormir com a cabeça mais elevada
  • Seguir os horários e posologia da medicação prescrita (caso seja prescrita)

1,3,4,5,6,7

Caso haja febre alta, edema e/ou dificuldade em abrir a boca por mais de três dias, dor persistente ou sangramento exagerado, entre imediatamente em contacto com o seu médico dentista.

Uma semana após a extração dentária é recomendada a remoção da sutura – sendo que há casos em que não existe essa necessidade!

Mais importante do que seguir as recomendações aqui sugeridas, é cumprir as indicações do seu Médico Dentista, de maneira a minimizar a probabilidade de uma complicação pós-operaória.

Não tenha receio se lhe for recomendado extrair um dente, este é um dos procedimentos mais comuns na Medicina Dentária, e a recuperação na grande maioria dos casos é bastante boa e rápida.

1. PEREIRA, Marcus Emanuel Rodrigues; GONÇALVES, Vinícius Augusto; DE BARROS, Lilian. Alveólito pós-extração dentária. Revista de Odontologia Contemporânea , 2021, 5.1: 25-31.

2. VETTORI, Erica, et al. Factors influencing the onset of intra-and post-operative complications following tooth exodontia: retrospective survey on 1701 patients. Antibiotics, 2019, 8.4: 264.

3. SIDDIQUI, Ammar A., et al. Alveolar Osteitis: Patient\’s Compliance with Post-extraction Instructions Following Permanent Teeth Extraction. The Journal of Contemporary Dental Practice, 19.12: 1518-1525.

4. FAHEEM, Samra. Patients Compliance and Follow-Up Rate after Tooth Extraction. 2017.

5. GOMES, Andreia Catarina Ferreira. Estudo comparativo de exodontias na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia. 2017.

6. SANTOS, Ana Sofia Freire dos. Prevenção, diagnóstico e tratamento das complicações pós-extração dentária. 2015. PhD Thesis.

7. NOGUEIRA, Alexandre Simões, et al. Orientações pós-operatórias em cirurgia bucal. CEP, 2006, 54753: 901.

Leave a comment

Design a site like this with WordPress.com
Get started